segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto Texto e Variedadades


GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL CORAÇÃO DIVINO










PROJETO TEXTO E VARIEDADES



EXPLORANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS








JOÃO PESSOA – 2012
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL CORAÇÃO DIVINO










O Projeto Texto Variedades é uma iniciativa em explorar a disciplina de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais. Foi elaborado e aplicado pela professora Jaquicilene Ferreira da Silva Alves, na turma do 4º ano no horário da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coração Divino.









JOÃO PESSOA
- 2012 -
PROJETO TEXTO E VARIEDADES – Leitura, escrita e novos horizontes

APRESENTAÇÃO
            O projeto Texto e Variedades envolve todos os estudantes do 4º ano manhã do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coração Divino. Nossa Unidade de Ensino está localizada no bairro do Alto do Mateus e atende a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que residem no entorno da Escola e da comunidade da beira da linha. O referido projeto busca os gêneros textuais como alternativa de trabalho para desenvolver a leitura e a escrita dos estudantes na faixa etária de 09 a 14 anos e em alguns casos até alfabetizar numa perspectiva de letramento alguns desses estudantes.

JUSTIFICATIVA
            Diante da realidade de um sistema educacional que não atente a realidade dos estudantes que são aprovados até o 3º ano do Ensino Fundamental e que chegam ao 4º anos muitas vezes sem aptidão acadêmica para acompanhar o ano, e também o somatório de estudantes com distorção idade/ano, surge a necessidade de desenvolver um projeto que resgate a necessidade de construir em cada estudante um/a leitor/a.
            O referido projeto trata-se de uma proposta de envolver o antigo e o moderno, o mito e a verdade e o sonho com a realidade. É uma verdadeira tentativa trazer um mundo de leitura para o ambiente da sala de aula e proporcionando  que os estudantes percebam que tudo isso está inserido diretamente em sua vida e em sua história de alguma forma.
            É relevante que o estudante desenvolva de forma sistematizada, sincronizada, progressiva, contínua e integrada sua relação com o meio, a leitura e a escrita, desenvolvendo o hábito de ler e escrever naturalmente. Como o ensino está cada vez mais relacionado com a construção coletiva a partir do conhecimento prévio do estudante, os gêneros textuais são um excelente caminho para uma aprendizagem significativa.

OBJETIVO GERAL
  • Conhecer diversos gêneros textuais estimulando principalmente a leitura e secundariamente a escrita reconhecendo sua aplicabilidade no cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar o interesse da leitura e da escrita nos estudantes.
  • Elevar o nível acadêmico dos estudantes.
  • Estimular a produção e a importância da comunicação oral e escrita enfatizando os aspectos culturais de todo o processo de leitura.
METODOLOGIA
            O eixo norteador deste projeto é o estimulo a leitura e a escrita, sendo assim serão trabalhados os diversos gêneros de formas diversificas como:
·         Análise de diversas mídias
·         Leitura
·         Interpretação oral
·         Interpretação escrita
·         Clipes de músicas de diversos gêneros musicais
·         Estudos de receitas com prática em sala de aula
·         Ouvir e debater os Clássicos Infantis
·         Analisar diversos poemas
·         Reconhecer e produzir anúncios e propagandas
·         Troca de bilhetes entre os colegas de classe

As atividades serão intencionadas e coordenadas para proporcionar aos educandos momentos de leitura variados para eles percebam que importância da leitura pela escrita de como foram construídos os registros da nossa sociedade. Não sendo menos importante a contribuição de instrumentos tecnológicos como ferramenta para a leitura. Mídias e apresentações em programas de computador, por exemplo, serão uma contínua no uso de recursos audiovisuais.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
                Esse projeto está fundamentado uma perspectiva de total apoio a leitura e incentivo a escrita. Recebi no início do ano letivo 25 (vinte e cinco) educandos, destes 8 (oito) não sabiam ler eram apenas copistas. Todos os oito estão fora de faixa etária, oriundos de um sistema que proíbe que o estudante seja retido. Assim todos os educandos vão sendo aprovados, mesmo sem o conhecimento mínimo para avançar para a série/ano posterior. Nem precisa relatar que esses estudantes já estão desestimulados e descrentes do processo educativo, além de trazerem uma rebeldia ímpar.
            O foco do projeto texto e variedades é a leitura sendo a escrita um aspecto importante, porém secundário. À luz de CAGLIARI (2010,p.130):

A atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importante saber ler do que saber escrever. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve voltar voltado para a leitura. Se um aluno não se sair muito bem nas outras atividades, mas se for um bom leitor, penso que a escola cumpriu em grande parte sua tarefa.

            Não podemos negar que o estudante não é mais o mesmo, a família não é mais a mesma, mas a escola infelizmente não conseguiu acompanhar essas mudanças. Nessa confusão de responsabilidades não conseguimos fazer todos os papeis, mas não podemos esquecer em nenhum momento de ensinar. E principalmente: Ensinar a ler. Embora façamos parte de um mundo letrado cheio de informações, a leitura ainda é um universo pouco explorado pela escola. De fato o autor fala do paralelo que existe e entre a leitura e a escrita e do prevalecimento da primeira sobre a segunda. Explorar a leitura é certamente o grande desafio do novo paradigma de escola precisamos de cidadãos leitores e não copistas.
            Quando Cagliari (2010, p.147) afirma a importância que a escola atribui à escrita ele justifica algo que percebi em minha realidade na escola onde leciono:

Exige-se muito mais do aluno com relação à escrita do que com a relação à leitura. Isso se deve ao fato de a escola saber avaliar mais facilmente os acertos e erros da escrita e não saber muito bem o que o aluno faz quando lê, sobretudo quando ele lê em silêncio.

Essa afirmação de Cagliari aponta para um antigo problema que também circula entorno da aprendizagem, a avaliação escolar. Por tais motivos o Projeto Textos e Variedades pretende proporcionar aos estudantes momentos de leitura variados, leitura para informação, para a distração, para o prazer, para se reconhecer.  Transformando receitas, músicas, contas, poemas em momentos de leitura.
            O diferencial deste projeto não é o que os estudantes serão capazes de produzir com tudo o que foi lido, mas oportunizar momentos de leitura para que os estudantes possam “...vivenciar, intensamente, atos de leitura e escrita” (BIZZOTO, 2010, p.46). Permitindo ao estudante conhecer novos horizontes a partir do amadurecimento de sua compreensão leitora.
            O referido projeto está fundamentado para atender a perfis diferentes da turma do 4ª ano: Aprender a ler, para os estudantes que ainda não sabem e ler para aprender, para os estudantes já dominam a leitura e os que leem com dificuldade.
            O projeto também é um canal de informação para o Estatuto da Criança e do Adolescente e para a Declaração Universal dos direitos humanos, já que tal temática será explorada em toda a escola em projeto maior, o projeto: Resgatando Valores para uma Cultura de Paz.


CRONOGRAMA
Gênero textual
Período
Poemas
De 14/05 até 24/05
Músicas
De 29/05 até 12/07
Receitas
De 17/07 até 01/08
Contos e Fábulas
De 10/08 até 24/08
Cartas e Bilhetes
 De 27/08 até 31/08
Encerramento
23 de outubro de 2012




RESULTADO ESPERADO
            Ao final do desenvolvimento do projeto espero que os estudantes possam reconhecer alguns gêneros textuais, assim como ter o saber que além dos que estudamos existem vários gêneros e que tudo o que é registrado na escrita e apresentado através da leitura contribui para uma construção histórica na sociedade.

AVALIAÇÃO
            Os estudantes serão avaliados continuamente no decorrer do processo e também por meio de participação. Muitas atividades serão aplicadas e em cada uma delas será observado o envolvimentos dos estudantes. Ao final do desenvolvimento do projeto cada estudante terá construído um portfólio com os gêneros textuais escolhidos por eles, compondo assim um registro de favoritos, um mural confeccionado coletivamente com todos os gêneros trabalhados. Em um momento culminante, os estudantes apresentarão para toda a escola e a comunidade músicas, poemas e depoimentos do projeto


REFERENCIAS

BRASIL. Lei Nº 9.089/90, de 13 de julho de 1990 Lex: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Brasília, 1990.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. – São Paulo: Scipione, 2009.
SOARES, Maria Inês Bizzoto. Alfabetização Linguística; da teoria à prática/ Maria Inês Bizzoto, Maria Luisa Aroreira, Amélia Porto – Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura/ Isabel Solé; trad. Cláudia Schiling – 6 ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

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