GOVERNO DO
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL
ENSINO FUNDAMENTAL CORAÇÃO DIVINO
PROJETO TEXTO E
VARIEDADES
EXPLORANDO OS
GÊNEROS TEXTUAIS
JOÃO PESSOA –
2012
GOVERNO DO
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL
ENSINO FUNDAMENTAL CORAÇÃO DIVINO
O
Projeto Texto Variedades é uma iniciativa em explorar a disciplina de Língua
Portuguesa através dos gêneros textuais. Foi elaborado e aplicado pela
professora Jaquicilene Ferreira da Silva Alves, na turma do 4º ano no horário
da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coração Divino.
JOÃO PESSOA
- 2012 -
PROJETO TEXTO E VARIEDADES – Leitura, escrita e
novos horizontes
APRESENTAÇÃO
O projeto Texto e Variedades envolve
todos os estudantes do 4º ano manhã do Ensino Fundamental I da Escola Estadual
de Ensino Fundamental Coração Divino. Nossa Unidade de Ensino está localizada
no bairro do Alto do Mateus e atende a crianças e adolescentes em
vulnerabilidade social que residem no entorno da Escola e da comunidade da
beira da linha. O referido projeto busca os gêneros textuais como alternativa
de trabalho para desenvolver a leitura e a escrita dos estudantes na faixa
etária de 09 a 14 anos e em alguns casos até alfabetizar numa perspectiva de
letramento alguns desses estudantes.
JUSTIFICATIVA
Diante da realidade de um sistema
educacional que não atente a realidade dos estudantes que são aprovados até o
3º ano do Ensino Fundamental e que chegam ao 4º anos muitas vezes sem aptidão
acadêmica para acompanhar o ano, e também o somatório de estudantes com
distorção idade/ano, surge a necessidade de desenvolver um projeto que resgate
a necessidade de construir em cada estudante um/a leitor/a.
O referido projeto trata-se de uma
proposta de envolver o antigo e o moderno, o mito e a verdade e o sonho com a
realidade. É uma verdadeira tentativa trazer um mundo de leitura para o
ambiente da sala de aula e proporcionando
que os estudantes percebam que tudo isso está inserido diretamente em
sua vida e em sua história de alguma forma.
É relevante que o estudante
desenvolva de forma sistematizada, sincronizada, progressiva, contínua e
integrada sua relação com o meio, a leitura e a escrita, desenvolvendo o hábito
de ler e escrever naturalmente. Como o ensino está cada vez mais relacionado
com a construção coletiva a partir do conhecimento prévio do estudante, os
gêneros textuais são um excelente caminho para uma aprendizagem significativa.
OBJETIVO
GERAL
- Conhecer
diversos gêneros textuais estimulando principalmente a leitura e
secundariamente a escrita reconhecendo sua aplicabilidade no cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Despertar o
interesse da leitura e da escrita nos estudantes.
- Elevar o
nível acadêmico dos estudantes.
- Estimular a
produção e a importância da comunicação oral e escrita enfatizando os
aspectos culturais de todo o processo de leitura.
METODOLOGIA
O eixo norteador deste projeto é o
estimulo a leitura e a escrita, sendo assim serão trabalhados os diversos
gêneros de formas diversificas como:
·
Análise de diversas mídias
·
Leitura
·
Interpretação oral
·
Interpretação escrita
·
Clipes de músicas de diversos gêneros musicais
·
Estudos de receitas com prática em sala de aula
·
Ouvir e debater os Clássicos Infantis
·
Analisar diversos poemas
·
Reconhecer e produzir anúncios e propagandas
·
Troca de bilhetes entre os colegas de classe
As atividades serão
intencionadas e coordenadas para proporcionar aos educandos momentos de leitura
variados para eles percebam que importância da leitura pela escrita de como
foram construídos os registros da nossa sociedade. Não sendo menos importante a
contribuição de instrumentos tecnológicos como ferramenta para a leitura.
Mídias e apresentações em programas de computador, por exemplo, serão uma
contínua no uso de recursos audiovisuais.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Esse projeto
está fundamentado uma perspectiva de total apoio a leitura e incentivo a
escrita. Recebi no início do ano letivo 25 (vinte e cinco) educandos, destes 8
(oito) não sabiam ler eram apenas copistas. Todos os oito estão fora de faixa
etária, oriundos de um sistema que proíbe que o estudante seja retido. Assim
todos os educandos vão sendo aprovados, mesmo sem o conhecimento mínimo para
avançar para a série/ano posterior. Nem precisa relatar que esses estudantes já
estão desestimulados e descrentes do processo educativo, além de trazerem uma
rebeldia ímpar.
O
foco do projeto texto e variedades é a leitura sendo a escrita um aspecto
importante, porém secundário. À luz de CAGLIARI (2010,p.130):
A atividade
fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É
muito mais importante saber ler do que saber escrever. O melhor que a escola
pode oferecer aos alunos deve voltar voltado para a leitura. Se um aluno não se
sair muito bem nas outras atividades, mas se for um bom leitor, penso que a
escola cumpriu em grande parte sua tarefa.
Não
podemos negar que o estudante não é mais o mesmo, a família não é mais a mesma,
mas a escola infelizmente não conseguiu acompanhar essas mudanças. Nessa
confusão de responsabilidades não conseguimos fazer todos os papeis, mas não
podemos esquecer em nenhum momento de ensinar. E principalmente: Ensinar a ler.
Embora façamos parte de um mundo letrado cheio de informações, a leitura ainda
é um universo pouco explorado pela escola. De fato o autor fala do paralelo que
existe e entre a leitura e a escrita e do prevalecimento da primeira sobre a
segunda. Explorar a leitura é certamente o grande desafio do novo paradigma de
escola precisamos de cidadãos leitores e não copistas.
Quando
Cagliari (2010, p.147) afirma a importância que a escola atribui à escrita ele
justifica algo que percebi em minha realidade na escola onde leciono:
Exige-se muito
mais do aluno com relação à escrita do que com a relação à leitura. Isso se
deve ao fato de a escola saber avaliar mais facilmente os acertos e erros da
escrita e não saber muito bem o que o aluno faz quando lê, sobretudo quando ele
lê em silêncio.
Essa afirmação
de Cagliari aponta para um antigo problema que também circula entorno da
aprendizagem, a avaliação escolar. Por tais motivos o Projeto Textos e
Variedades pretende proporcionar aos estudantes momentos de leitura variados,
leitura para informação, para a distração, para o prazer, para se
reconhecer. Transformando receitas,
músicas, contas, poemas em momentos de leitura.
O
diferencial deste projeto não é o que os estudantes serão capazes de produzir
com tudo o que foi lido, mas oportunizar momentos de leitura para que os
estudantes possam “...vivenciar,
intensamente, atos de leitura e escrita” (BIZZOTO, 2010, p.46). Permitindo
ao estudante conhecer novos horizontes a partir do amadurecimento de sua
compreensão leitora.
O
referido projeto está fundamentado para atender a perfis diferentes da turma do
4ª ano: Aprender a ler, para os
estudantes que ainda não sabem e ler para
aprender, para os estudantes já dominam a leitura e os que leem com
dificuldade.
O
projeto também é um canal de informação para o Estatuto da Criança e do
Adolescente e para a Declaração Universal dos direitos humanos, já que tal
temática será explorada em toda a escola em projeto maior, o projeto:
Resgatando Valores para uma Cultura de Paz.
CRONOGRAMA
|
Gênero textual
|
Período
|
|
Poemas
|
De 14/05 até
24/05
|
|
Músicas
|
De 29/05 até
12/07
|
|
Receitas
|
De 17/07 até
01/08
|
|
Contos e
Fábulas
|
De 10/08 até 24/08
|
|
Cartas e
Bilhetes
|
De 27/08 até 31/08
|
|
Encerramento
|
23 de outubro
de 2012
|
RESULTADO ESPERADO
Ao final do desenvolvimento do
projeto espero que os estudantes possam reconhecer alguns gêneros textuais,
assim como ter o saber que além dos que estudamos existem vários gêneros e que
tudo o que é registrado na escrita e apresentado através da leitura contribui
para uma construção histórica na sociedade.
AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados
continuamente no decorrer do processo e também por meio de participação. Muitas
atividades serão aplicadas e em cada uma delas será observado o envolvimentos
dos estudantes. Ao final do desenvolvimento do projeto cada estudante terá
construído um portfólio com os gêneros textuais escolhidos por eles, compondo
assim um registro de favoritos, um mural confeccionado coletivamente com todos
os gêneros trabalhados. Em um momento culminante, os estudantes apresentarão
para toda a escola e a comunidade músicas, poemas e depoimentos do projeto
REFERENCIAS
CAGLIARI,
Luiz
Carlos. Alfabetização e Linguística. – São Paulo: Scipione, 2009.
SOARES, Maria Inês
Bizzoto. Alfabetização Linguística; da teoria à prática/ Maria Inês Bizzoto,
Maria Luisa Aroreira, Amélia Porto – Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
SOLÉ,
Isabel.
Estratégias de Leitura/ Isabel Solé; trad. Cláudia Schiling – 6 ed. – Porto
Alegre: Artmed, 1998.
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